MERCADO 1n2s2
Com a colheita de café se aproximando, atenções se voltam ao clima 2r2z6u

Com a proximidade da colheita de café da safra 2025/26, produtores brasileiros voltam as atenções ao clima. Segundo pesquisadores do Cepea, chuvas nesta fase de desenvolvimento do grão são primordiais para uma boa finalização dos enchimentos dos cafés.
Muitos agentes consultados pelo Centro de Pesquisas relatam que os grãos ainda não estão no tamanho ideal – a expectativa era que a atual temporada registrasse um percentual mais expressivo de grãos com peneira 17/18.
Onça-pintada que matou caseiro no Pantanal é capturada
A colheita do arábica está prevista para começar em meados de maio em Minas Gerais.
Quanto ao robusta, análises do Cepea mostram que poucos volumes começaram a ser colhidos no Espírito Santo, maior produtor da variedade, com o ritmo das atividades devendo se intensificar a partir do fim de abril.
AÇÚCAR: Com novas altas, Indicador atinge casa dos R$ 144/sc
Os preços médios do açúcar cristal seguem em alta no mercado spot do estado de São Paulo, apontam levantamentos do Cepea.
No último dia 17, o Indicador CEPEA/ESALQ (cor Icumsa de 130 a 180) fechou a R$ 144,31/saca de 50 kg, patamar que não era observado desde 11 de fevereiro deste ano (período da entressafra 2024/25).
Pesquisadores do Cepea explicam que o e às cotações neste primeiro mês da safra 2025/26 deve-se sobretudo à limitação da oferta, principalmente dos tipos de melhor qualidade (açúcar Icumsa até 180).
Ainda conforme o Centro de Pesquisas, embora a colheita da cana-de-açúcar já tenha começado em algumas regiões de São Paulo, chuvas isoladas vêm interrompendo temporariamente as operações no campo e, consequentemente, nas usinas.
Além disso, pesquisadores do Cepea ressaltam que é comum a disponibilidade de lotes de açúcar cristal Icumsa até 180 aumentar gradativamente nas primeiras semanas de moagem, visto que usinas costumam iniciar a produção com etanol ou açúcar VHP.
(Com Cepea)