SEGURANÇA 3e3v21

Comércio clandestino: Mapa barra vinhos e vinagre produzidos no PR 735wg

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto:Mapa

Vinhos sob suspeita. Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Vigifronteiras e do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, realizou a Operação Sangria III na cidade de Bituruna, no estado do Paraná.

A ação teve como objetivo combater a circulação de produtos agropecuários irregulares e clandestinos, especialmente no setor de bebidas, vinhos e vinagres.

A operação foi conduzida pelo Mapa, contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Paraná, e resultou na apreensão cautelar de mais de 54 mil litros de bebidas, além do fechamento da produção de vinagres em um dos estabelecimentos fiscalizados. O valor dos produtos apreendidos é de R$ 1.086.042,17.

Durante a fiscalização, foram identificados aditivos não permitidos para as bebidas e vinagres registrados pelo estabelecimento, como corantes, extratos e aromatizantes, o que configura infrações às normas sanitárias e de qualidade vigentes. Também foram encontradas irregularidades na rotulagem dos produtos, com potencial para induzir o consumidor ao erro, caracterizando uma grave violação às regras de comercialização e transparência.

O uso de substâncias não autorizadas pode trazer sérios riscos à saúde dos consumidores, como reações alérgicas, intoxicações, problemas digestivos e efeitos tóxicos cumulativos a longo prazo. Além disso, rotulagens enganosas dificultam o reconhecimento de ingredientes e origem dos produtos, comprometendo escolhas conscientes e seguras por parte do consumidor.

O objetivo da Operação Sangria III foi garantir a qualidade e a segurança dos produtos agropecuários, proteger o consumidor e prevenir fraudes e adulterações no mercado de bebidas, em função da proximidade do período da Páscoa.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação dos Produtores de Uva e Vinho do Município de Bituruna, (APRUVIBI) representada por sua Presidente, Michele Bertoeltti Rosso, esclarece explicitamente que apenas uma vinícola de Bituruna foi fiscalizada e autuada. A Associação enaltece a idoneidade, o histórico positivo e o compromisso dos demais produtores de uva e vinho do município;

A APRUVIBI reforça seu compromisso com a transparência, a legalidade e a qualidade na produção e comercialização de seus produtos.

(Da Assessoria Mapa)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4