POLÍTICA 362p2s

FPA recebe do MAPA pacote de ajuda para o agro gaúcho 4b10h

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Durante reunião com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realizada nesta terça-feira (29), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou um pacote de medidas emergenciais para os produtores rurais do Rio Grande do Sul, severamente afetados pelas estiagens consecutivas e por eventos climáticos extremos nos últimos anos.

A articulação da bancada tem sido constante no sentido de buscar soluções imediatas e estruturais para o colapso financeiro que atinge pequenos, médios e grandes agricultores no estado. Os parlamentares levaram ao MAPA as demandas apresentadas por produtores de diversas regiões do Rio Grande do Sul, reforçando a urgência de ações efetivas por parte do governo federal.

FPA apresenta proposta para o Plano Safra 2025/2026

O encontro contou com a participação dos deputados Zucco, o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Rodolfo Nogueira e o senador Luis Carlos Heinze.

 o a crédito emergencial

Entre as medidas anunciadas está a elaboração de uma norma que permita às instituições financeiras conceder financiamentos mesmo quando já tiverem ultraado o limite de 8% do seu saldo total de operações de crédito rural destinadas a um único setor, neste caso, o agronegócio. Com a crise climática, muitos bancos que operam no estado já ultraaram esse teto, o que, pelas regras atuais, impede a liberação de novos empréstimos.

A flexibilização da norma permitiria a prorrogação de dívidas, o o a capital de giro e o refinanciamento de operações anteriores, proporcionando alívio imediato ao setor. Os parlamentares da FPA destacaram que a medida é essencial para evitar um colapso financeiro em regiões com alta concentração de crédito rural.

Trabalho conjunto para soluções duradouras

Também foi anunciada a criação de um Grupo de Trabalho interministerial, com participação do MAPA, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Fazenda e das comissões de Agricultura da Câmara e do Senado. O colegiado terá como missão formular propostas de caráter estrutural, como a criação de fundos para recuperação de áreas degradadas e a prorrogação de dívidas de longo prazo.

Para os integrantes da FPA, o pacote representa um o importante, mas ainda insuficiente diante da dimensão dos danos enfrentados pelos produtores do Rio Grande do Sul. A bancada tem defendido a necessidade de medidas mais robustas, como a securitização das dívidas, investimentos em irrigação, ampliação do seguro rural e linhas de crédito com condições especiais para os produtores que perderam tudo.

(Com Agência FPA)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r