LOGÍSTICA 2n5r14
Obras do contorno viário de Palotina aceleram para 46% x5k6p
Os trechos com asfalto praticamente finalizados no contorno viário de Palotina (PR) ganharam maior extensão ao final do oitavo mês de trabalho desde a retomada das obras, em 1º de agosto de 2024. Agora são oito quilômetros nesse estágio, o equivalente a 52% dos 15,2 quilômetro de extensão do contorno que ligará Palotina a Assis Chateaubriand, Toledo, Terra Roxa e Francisco Alves.
O ritmo de execução das obras recebeu forte impulso no início de 2025. A empreiteira Castilho acelerou a dianteira para 13 pontos percentuais em relação ao planejado. O índice de execução, ao final de março, era de 46% das obras finalizadas contra 33% da programação inicial. O prazo contratual para a entrega do contorno viário é março de 2026. No entanto, a C.Vale, gestora da obra, espera o término dos trabalhos para antes do final do prazo.
A construtora Castilho mantém uma frente de trabalho no trevo de o ao complexo agroindustrial da C.Vale. Nesse local, os operários estão aterrando os trechos que constituirão as alças do viaduto, que é a parte mais complexa e demorada das obras. Outras duas frentes seguem nos trabalhos de escavação, compactação, construção de canaletas, sub-bases e bases do asfalto. No total, quase 190 trabalhadores e 69 máquinas e implementos estão envolvidos nos trabalhos.
A construção do contorno viário vai exigir, pelo menos, R$ 170 milhões em investimentos. A obra vai facilitar e agilizar o trânsito de entrada e saída de cargas e o transporte de trabalhadores do complexo agroindustrial da C.Vale.