ESPECIAIS 3t553
Onça mata caseiro: Animal atacou equipe durante resgate do corpo 21272a
Na manhã desta terça-feira (22), equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) localizaram o corpo do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, que morreu após ser atacado por uma onça às margens do rio Miranda, no Pantanal de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. A operação de busca foi intensa, envolvendo helicópteros, drones e a colaboração de familiares da vítima, devido ao difícil o ao local do incidente.
Segundo a polícia, Jorge foi atacado na manhã de segunda-feira (21), e partes do seu corpo foram encontradas ao lado de pegadas do animal na beira do rio. Durante as buscas na terça-feira, outras partes do cadáver foram localizadas em uma toca de onça, em uma área de mata fechada a aproximadamente 300 metros do local do ataque. O corpo foi encaminhado para perícia técnica no Núcleo Regional de Medicina Legal de Aquidauana, e a funerária local foi acionada para providências.
Imagens mostram as buscas pela vítima, além de rastros de duas onças na área, que parecem estar brigando, conforme relato de moradores. Um vídeo divulgado mostra um homem, alertando sobre a presença de onças no pesqueiro onde o caseiro trabalhava, uma semana antes do ataque. Nas imagens, eles brincam sobre a possibilidade de uma onça atacar Jorge, enquanto mostram rastros de animais na região.
Durante a operação, policiais militares ambientais relataram um momento de tensão ao serem atacados por uma onça ao encontrarem partes do corpo de Jorge. Em um vídeo, um agente comenta: “A onça atacou a gente aqui, como não tem como esperar a perícia, vamos ter que retirar o corpo daqui”. Outro homem expressa preocupação, dizendo: “Achei que, com os tiros, ela iria largar e correr, que perigo”.
Este incidente reforça os riscos de encontros com onças no Pantanal e a importância de medidas de segurança para moradores e trabalhadores na região. A presença de animais selvagens e a necessidade de atenção redobrada continuam sendo prioridades na área, especialmente em áreas de difícil o e com alta atividade de fauna silvestre.