ESPECIAIS 3t553

459 propriedades no raio de dez quilômetros do foco da gripe foram vistoriadas 3ss5s

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Ações são realizadas por fiscais agropecuários e técnicos agrícolas da Seapi - Foto: Ascom Seapi/Divulgação

Desde sábado (17/5) até esta segunda-feira (19/6) 459 propriedades já foram visitadas no raio de até dez quilômetros do foco de influenza aviária em Montenegro, também conhecida como gripe aviária. O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi) atuou hoje com nove equipes a campo. Esse resultado representa 84% do total de propriedades rurais que precisam ser vistoriadas no raio do foco.

Nesta segunda  (19/5), a instalação das sete barreiras sanitárias foram finalizadas e estão em funcionamento 24 horas por dia. A partir desta terça-feira (20/5), as equipes vão revisitar as propriedades rurais com a presença de aves seguindo as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária.

Gripe Aviária: Prejuízo pode chegar em R$ 1,5 bilhão

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também enviou o laudo negativo da suspeita que estava em análise pelo Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP).

Sobre a gripe aviária

A influenza aviária ou gripe aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também pela água ou pelos materiais contaminados.

O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. A população pode se manter segura, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.

Todas as suspeitas da doença, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

 Balanço até segunda-feira (19/5)

Barreiras sanitárias

– 7 barreiras
– Área de foco (três quilômetros): 1 bloqueio e 2 barreiras sanitárias
– Área de vigilância (dez quilômetros): 4 barreiras sanitárias

Propriedades visitadas

– 459 propriedades e uma granja
– Área de foco (três quilômetros): 30 propriedades de subsistência
– Área de vigilância (dez quilômetros): 429 propriedades de subsistência e uma granja de recria de aves

Equipes envolvidas

– Servidores da Seapi: 85 entre fiscais estaduais agropecuários, técnicos agrícolas e outros cargos
– Servidores do Mapa: 4
– Servidores da Prefeitura de Montenegro: 5
– Servidores da Brigada Militar: 50
– Servidores do Corpo de Bombeiros: 5

(Com Agricultura/RS)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4