AGROPECUÁRIA 2wm3z

Atualização dos rebanhos pode ser feita em unidade móvel 4q5x5d

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Adapar

Atendimento em Unidade Móvel. Uma estratégia diferente foi adotada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), por meio do Escritório Local de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste. O objetivo é facilitar a atualização de rebanhos para produtores que vivem em áreas mais distantes do município.

Durante o mês de maio, uma unidade móvel permanece em locais estratégicos para atender presencialmente os criadores, garantindo que os produtores da região atualizem o cadastro de seus animais com mais facilidade. A iniciativa integra a Campanha de Atualização de Rebanhos, iniciada no Paraná em 1º de maio.

Com o apoio da Prefeitura, a ação permite que os produtores façam o cadastro diretamente na unidade itinerante. “A atualização é obrigatória no Paraná, mas podemos e devemos facilitar o processo para o produtor. Essa é uma forma de apoio que reforça a saúde animal e garante a qualidade sanitária, um diferencial que coloca o nosso Estado em posição de destaque nacional”, afirma Antônio Carlos Dezaneti, chefe do Escritório Regional de Toledo, que engloba o Escritório Local de Marechal Cândido Rondon.

De acordo com o assistente de Fiscalização da Defesa Agropecuária Everton Cesar, que atua nos atendimentos, o objetivo principal é facilitar para os têm dificuldades de ir até o escritório. “Queremos facilitar para o produtor que, por algum motivo, não consegue vir até a sede. Na unidade móvel ele faz a declaração do rebanho e já registramos no sistema, de forma prática e em tempo real, como se estivesse em nosso escritório”, explica.

Além da atualizar o rebanhos, a unidade móvel também oferece outros serviços e informações da Adapar. O atendimento segue até o fim de maio, conforme o seguinte cronograma: nos dias 6, 8, 21 e 28, a unidade estará no distrito de São Roque, das 9h às 12h, e em Margarida, das 13h às 16h, em frente à Copagril.

Nos dias 13, 15, 22 e 29, o atendimento será em Porto Mendes das 9h às 12h, e em Iguiporã, das 13h às 16h, também em frente à Copagril.

unidade móvel Adapar
Foto: Adapar

A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2025 vai até o dia 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores com animais de produção, independentemente da espécie. Quem não realizar o procedimento dentro do prazo ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para a movimentação de animais entre propriedades ou para o abate.

Os produtores também podem atualizar os dados de forma online, pelo aplicativo Paraná Agro ou pelo site da Adapar, além do atendimento presencial no Escritório Local mais próximo, nos Sindicatos Rurais ou nos Escritórios de Atendimento das prefeituras.

Mais informações podem ser obtidas com o Escritório Local de Marechal Cândido Rondon pelos telefones (45) 3254-6981 / (45) 3254-6848.

(Por AEN)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r