COOPERATIVISMO 1x6c6e

C.Vale orienta suinocultores sobre manejo de inverno 3p702l

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Gestor do Desul, Fernando Varolo, esclareceu questões levantadas pelos produtores. Foto: Assessoria Imprensa C.Vale

Com foco no manejo adequado durante o período de inverno, a C.Vale promoveu treinamento para produtores de suínos de Palotina e Pérola Independente, distrito de Maripá (PR). Intitulado “Blindagem de Inverno: Estratégias Essenciais na Terminação de Suínos”, o de bate-papo contou com três especialistas em sanidade, ambiência e nutrição, atraindo mais de 100 associados, no dia 15 de maio.

O gestor do Departamento de Suínos e Leites (Desul), Fernando Varolo, recepcionou os participantes e esclareceu questões levantadas pelos produtores. Vitor Hugo Pereira, coordenador do Desul, salientou que a organização para o período de baixas temperaturas reflete no desenvolvimento da área. “É importante alinhar os detalhes para o segundo semestre. Conseguindo fechar o gargalo dentro dos três temas apresentados no treinamento, atingiremos melhores resultados”, destacou.

C.Vale orienta avicultores sobre manejo de inverno

Lucas Torido, especialista em sanidade e manejo, observou que, com a istração e controle corretos, evita-se alta mortalidade. “Para prevenir doenças virais, principalmente as que mais acometem as granjas, é necessário alojamento uniforme, bom consumo da ração e identificação prévia de doenças, que garantem maior desempenho de lote”, afirmou.

De acordo com o profissional em formulação de dietas de suínos, Alcione Mior, um animal bem nutrido tem a probabilidade de ser mais saudável e apresentar melhor desempenho. “A nutrição corresponde a mais de 75% do custo de produção. Por isso, todas as questões em relação ao desperdício, aproveitamento, momento certo de tratar e avaliações diárias interferem nos resultados de conversão alimentar.”

Outro assunto abordado foi a necessidade de renovação de ar, que, de acordo o médico veterinário e consultor em ambiência, Lederson Trindade de Lima, afetam a qualidade e a respiração do suíno. “O animal só vai responder se tiver um ambiente bom, principalmente no período de inverno. Além da temperatura, o produtor precisa cuidar do vento e umidade relativa do ar. A respiração é a parte mais importante, portanto não se deve abafar o ambiente”, concluiu.

Fotos: Assessoria de Imprensa C.Vale

(Com Assessoria de Imprensa C.Vale)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4