AVICULTURA 2h2f5j
Estado descarta caso de gripe aviária em granja comercial 2g4g2d

O Estado do Tocantins descartou a ocorrência de influenza aviária de alta patogenicidade, conhecida como gripe aviária, em uma granja comercial local, citando resultados preliminares de testes, de acordo com um comunicado nesta quarta-feira (21).
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) informou que as autoridades iniciaram a investigação em uma granja comercial local depois que sete aves, de um lote de cerca de 40 mil, apresentaram “torcicolo” (pescoço torto), segundo o comunicado.
Desinfecção da granja de Montenegro é concluída
Amostras coletadas em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, Derrubadas (RS), Triunfo (RS), Gaurama (RS), Eldorado do Carajás (PA) e Salitre (CE) ainda estão em andamento.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comunicou em nota que um dos trabalhadores da granja onde o foco de gripe aviária foi confirmado, em Montenegro (RS), foi submetido a testes para o vírus e o resultado foi negativo.
Com a ausência de novos casos, o Brasil espera retomar as exportações para países que fecharam mercado após 28 dias, a partir da desinfecção completa do local do foco.