SEGURANÇA 3e3v21

Fábricas de suco de laranja são interditadas por falta de condições sanitárias 604e2b

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Mapa

Após denúncias de irregularidades duas fábricas de suco de laranja foram interditadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Dessa vez a ação conteceu em Ribeirão Preto. As empresas que atuavam de maneira irregular foram autuadas e fechadas de maneira cautelar.

De acordo com a equipe da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP) que participou da ação, as fábricas de suco de laranja operavam sem o devido registro junto ao Mapa. A SFA-SP é a representação do ministério no Estado.

Foto: Mapa

As denúncias se confirmaram durante a fiscalização e o Mapa abriu processo istrativo. As empresas têm direito à apresentação de defesa escrita que será apreciada. Apenas depois do final do processo, caso a irregularidade se confirme, os nomes são divulgados.

Para que os estabelecimentos que fabricam suco de laranja voltem a funcionar, eles precisam adequar suas estruturas e obter o registro junto ao Mapa. Além da falta de registro, foram encontradas condições sanitárias inadequadas para o funcionamento dos estabelecimentos como produtores de bebidas.

suco de laranja
Foto: Mapa

O setor que investiga esse tipo de irregularidade é o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-SP). O Mapa informa que denúncias, elogios, solicitações e sugestões podem ser enviadas pela plataforma Fala BR, encontrada no site do Ministério da Agricultura. Trata-se de um instrumento criado pela Controladoria Geral da União que recebe mensagens de forma anônima ou não. Este canal auxilia muito em programações de fiscalizações.

(Por Mapa)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4