Boletim Climático 7222v

Frente fria atingirá 3 regiões do Brasil 1a6om

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Frente fria vai avançar entre esta sexta e o sábado com chuva e temporais isolados por vários estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, conforme a previsão da MetSul Meteorologia.

A instabilidade se concentra nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, mas durante a sexta a chuva avança pela Região Sul e alcança todo o território gaúcho e partes do Mato Grosso do Sul, da Metade Oeste do Paraná e algumas regiões de Santa Catarina. A máxima atividade da frente fria vai ocorrer sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta com volume muito altos a localmente extremos de chuva com tempestades localizadas de vento e possível queda de granizo.

Clima ainda impõe desafios regionais em fim de colheita

Uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho, acompanhando a frente fria, vai contribuir para intensificar muito o sistema frontal no Rio Grande do Sul e favorecer a chuva volumosa com tempo severo. A frente fria, ademais, encontrará em sua dianteira ar muito quente trazido por corrente de jato em baixos níveis, agravando o risco de fenômenos severos localizados de vento destrutivo, como microexplosões e talvez até tornados.

Embora o risco de tempo severo por vento e granizo isolado, o maior impacto da frente no Rio Grande do Sul será a ocorrência de chuva, com altos volumes em diversos locais do estado. Somente nesta sexta-feira, alguns municípios gaúchos podem ter acumulados de chuva de 100 mm a 200 mm.

A chuva, por vezes, será muito intensa e torrencial com volumes por demais elevados em curto período, de 50 mm a 100 mm em menos de três horas, e até de 100 mm a 150 mm em menos de seis horas, em algumas localidades. São volumes excessivamente altos em curto período e que sistemas de macrodrenagem urbana da cidade, por mais robustos que sejam, são incapazes de absorver.

Por isso, é alto o risco de que ocorram alagamento e inundações repentinas com possibilidade de enxurradas. A instabilidade nesta sexta-feira será mais forte no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho, onde são esperados os maiores acumulados de chuva. Mais ao Norte e ao Nordeste do estado, os acumulados de precipitações não tendem a ser excessivos, embora deva chover forte em vários locais.

A instabilidade mais intensa no Rio Grande do Sul em termos de chuva ocorrerá entre a madrugada e parte da tarde no Oeste, Centro e no Sul do estado. Da tarde para a noite, a chuva com maiores volumes atuará na Metade Norte gaúcha.

O centro de baixa pressão que vai acompanhar a frente fria no Rio Grande do Sul vai se deslocar para o oceano e se aprofundar como um ciclone distante do continente, mas contribuirá para impulsionar a frente para o Norte.

A frente fria já atinge partes do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e o Paraná durante a sexta, mas a instabilidade afetará mais localidades dos três estados no sábado, com risco de chuva localmente forte e temporais isolados, apesar de a instabilidade não ser tão intensa quanto a prevista para o Rio Grande do Sul.

O sistema frontal ingressa durante o sábado ainda no estado de São Paulo com chuva e possibilidade de tempestades localizadas em parte do território paulista, sobretudo o Oeste, Centro, Sul e Leste do estado. Na cidade de São Paulo, a mudança do tempo pela frente ocorre na segunda metade do sábado. Na cidade do Rio de Janeiro, a frente muda o tempo durante o domingo, também com chuva.

VEJA AQUI A PREVISÃO DO TEMPO 701z2h

(Com METSUL  e Ronaldo Coutinho)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4