AVICULTURA 2h2f5j
Influenza Aviária: China barra frango brasileiro 2850q

A China, que é o maior cliente do Brasil na exportação de frango, decidiu parar de comprar essa carne por 60 dias. Essa medida aconteceu depois que foi registrado o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, explicou que essa interrupção é uma medida automática, prevista em um protocolo entre os países para esse tipo de situação. O Ministério da Agricultura reforçou que não há risco para quem consome frango ou ovos brasileiros. Ou seja, você pode continuar consumindo com segurança, pois a carne de frango do Brasil tem atestado de qualidade e está sob controle.
Fávaro também comentou que o Brasil tem protocolos específicos com alguns países, como Japão, Emirados Árabes, Reino Unido, Argentina e Arábia Saudita, para que a exportação seja bloqueada apenas das regiões onde o foco da doença foi detectado. No caso da China e da União Europeia, a restrição é geral para todo o Brasil, por um período de 60 dias.
O Brasil é o maior exportador mundial de frango e o terceiro maior produtor. Depois da China, os principais compradores do frango brasileiro são os Emirados Árabes e o Japão.
A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul afirmou que os protocolos com os países podem ser negociados e que, em breve, eles devem se manifestar sobre os embargos.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) destacaram que o Ministério da Agricultura e a Secretaria do RS estão agindo com transparência e rapidez para conter a situação. Elas garantem que tudo está sob controle e que essa ocorrência não representa risco para quem consome os produtos finais.