AVICULTURA 2h2f5j

Influenza Aviária: China barra frango brasileiro 2850q

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Lucas Scherer/Embrapa

 

A China, que é o maior cliente do Brasil na exportação de frango, decidiu parar de comprar essa carne por 60 dias. Essa medida aconteceu depois que foi registrado o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, explicou  que essa interrupção é uma medida automática, prevista em um protocolo entre os países para esse tipo de situação. O Ministério da Agricultura reforçou que não há risco para quem consome frango ou ovos brasileiros. Ou seja, você pode continuar consumindo com segurança, pois a carne de frango do Brasil tem atestado de qualidade e está sob controle.

Fávaro também comentou que o Brasil tem protocolos específicos com alguns países, como Japão, Emirados Árabes, Reino Unido, Argentina e Arábia Saudita, para que a exportação seja bloqueada apenas das regiões onde o foco da doença foi detectado. No caso da China e da União Europeia, a restrição é geral para todo o Brasil, por um período de 60 dias.

O Brasil é o maior exportador mundial de frango e o terceiro maior produtor. Depois da China, os principais compradores do frango brasileiro são os Emirados Árabes e o Japão.

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul afirmou que os protocolos com os países podem ser negociados e que, em breve, eles devem se manifestar sobre os embargos.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) destacaram que o Ministério da Agricultura e a Secretaria do RS estão agindo com transparência e rapidez para conter a situação. Elas garantem que tudo está sob controle e que essa ocorrência não representa risco para quem consome os produtos finais.

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r