CLIMA 333060

Inverno terá ondas de frio frequentes 4yi4n

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: C.Vale

A irregularidade das chuvas que predominou ao longo do verão 2024/25 deverá se estender pelo outono e inverno.

Principal responsável por grandes variações nos volumes de chuvas no centro-sul do Brasil, o fenômeno La Niña deixou de existir no início deste ano, mas os efeitos sobre o clima ainda persistem.

Produtores se preparam para plantio de culturas de inverno

Ronaldo Coutinho do Prado, da Climaterra, projeta chuvas abaixo da média para boa parte das duas estações. Ele acrescenta que a irregularidade das chuvas do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso do Sul deve se estender no restante do primeiro semestre de 2025.

Para as áreas do centro-norte do Brasil, entre as quais Mato Grosso e Goiás, as chuvas devem ficar dentro da média histórica.

Em relação às temperaturas, as ondas de frio tendem a ser frequentes beneficiando, inicialmente, as lavouras de trigo.

Os modelos já antecipam possibilidade de frio intenso em junho e julho. No entanto, quedas de temperatura poderão ocorrer também tardiamente, alerta Ronaldo Coutinho.

(Com Assessoria de Imprensa C.Vale)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r