Boletim Climático 7222v

Já comece a preparar o casaco! 3b2u1c

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

A semana que começa é de alto risco sob um complexo cenário meteorológico até sexta-feira que incluirá condições em alguns pontos mesmo severas com chuva por vezes forte, tempestades, um ciclone extratropical e uma massa de ar polar que trará onda de frio com temperaturas ainda não experimentadas neste ano. Semana deve ter ciclone na costa com ingresso de massa de ar frio que será precedida por chuva forte e tempestades em vários dados.

RISCO DE CHUVA FORTE 1m3g6f

Há risco de chuva localmente forte a intensa neste começo de semana no Rio Grande do Sul e durante o avanço da frente fria no Sul e no Centro-Oeste do Brasil.

Vai gelar! Vem aí o temido frio de 0ºC!

Na terça-feira, com o avanço de uma frente fria, episódios de chuva forte são esperados no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Já na quarta, o sistema frontal pode provocar pancadas fortes e isoladamente torrenciais nos três estados do Sul, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Ao se deslocar pelo Sudeste, a frente perde atividade e organização, assim não se projeta chuva forte na grande maioria dos locais.

Na quinta-feira, pela circulação de umidade do vórtice de um ciclone extratropical, há dados indicando a possibilidade de chuva localmente forte acompanhada de muito vento no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas, especialmente, no Sul gaúcho.

SEMANA DE RISCO DEVE TER TEMPESTADES 2y3e6s

Consideramos alta a possibilidade de temporais no avanço da frente fria pelo Centro-Sul do Brasil entre terça-feira e quarta, mas serão ocorrências localizadas com risco de queda de granizo e rajadas de vento fortes a intensas. Alguns temporais, localmente, podem ser severos e com danos. Terça-feira terá correntes de vento com ar gelado avançando de Sul para Norte pelo interior do continente e correntes de vento de Noroeste para Sudeste com ar quente antes da chegada de uma frente fria

O risco maior de temporais entre terça e quarta se dará no chamado setor quente, ou seja, onde ar mais quente estiver atuando antes da chegada do sistema frontal. Isso inclui o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o interior de São Paulo. No Centro-Oeste, sobretudo, algumas tempestades podem ter maior intensidade. Já no Sul, o contraste de vento pelo ingresso da advecção de ar frio de Sul para Norte pelo interior do continente com o avanço de ar quente pré-frontal por uma corrente de jato em baixos níveis pode gerar episódios isolados de vento intenso.

CICLONE, VENTO FORTE E RESSACA DO MAR 6p1y

Uma área de baixa pressão deve atuar no Rio Grande do Sul na quarta-feira, levando à oclusão da frente fria com o começo de um processo de ciclogênese (formação de um ciclone extratropical). Isso deve deixar o tempo por vezes ventoso no Rio Grande do Sul na quarta, condição que será potencializada pelo ingresso do ar frio. Rajadas de 50 km/h a 80 km/h podem ocorrer em diversas cidades. Isoladamente, o vento pode ser mais forte.

Os modelos de previsão do tempo, então, indicam que na quinta esta área de baixa pressão deve dar origem a um ciclone extratropical sobre o Atlântico, a Leste do estado gaúcho. Como consequência, a quinta deve ser ventosa a muito ventoso com rajadas mais fortes no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul em média de 60 km/h a 80 km/h, mas em alguns pontos até de 80 km/h a 100 km/h, o que pode causar transtornos como falta de luz e quedas de árvores.

O ciclone se afasta na sexta e o vento diminui bastante. As rajadas muito intensas sobre o oceano, onde podem atingir até 150 km/h em mar aberto longe da costa, devem gerar swell com mar muito grosso e de tempestade. Com isso, no final da semana há risco de ressaca do mar nos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil que pode ser forte em algumas praias. Fazemos questão de alertar que não há ainda um consenso entre os modelos quanto ao posicionamento e intensidade deste ciclone, assim recomendamos expressamente que se acompanhe muito atentamente as nossas publicações em metsul.com nos próximos dias com dados mais novos sobre os riscos deste sistema.

MASSA DE AR POLAR TRARÁ FRIO INTENSO 5f1w4h

Uma forte massa de ar frio, de trajetória continental, começa a ingressar na quarta-feira pelo Norte da Argentina e o Oeste do Sul do Brasil, derrubando a temperatura. Trata-se da incursão de ar frio de maior intensidade até agora em 2025 nas latitudes médias da América do Sul e com características do auge do inverno.

A influência do ar frio será abrangente com queda acentuada da temperatura e muito frio no Sul e resfriamento pronunciado também em parte do Centro-Oeste, como no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. No Sudeste, a influência da massa de ar frio de origem polar será maior em São Paulo. Como o ar frio avança pelo interior da América do Sul, conseguirá chegar à região amazônica com friagem em estados do Norte, como no Acre, Rondônia e o Sul do Amazonas.

A massa de ar frio trará temperatura abaixo de zero para pontos dos três estados do Sul e dos locais de maior altitude do Sudeste, na Mantiqueira. No final da semana, os locais mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem ter até -3ºC a -5ºC. Centenas de municípios do Sul devem ter mínimas abaixo de 5ºC, logo deve gear em grande número de cidades. Porto Alegre pode ter mínimas de 6ºC a 8ºC e São Paulo deve cair abaixo de 10ºC em vários bairros na sexta e no sábado.

E AQUI A PREVISÃO DO TEMPO 28h6

(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4