Boletim Climático 7222v
Massa de ar frio vinda da Argentina: quais regiões sentirão mais? j6b33
Uma massa de ar frio avança pela Argentina e o Uruguai, deslocando-se para o Brasil, onde terá efeito limitado na temperatura, de acordo com a análise dos meteorologistas da MetSul Meteorologia.
Trata-se de uma incursão de ar frio de trajetória marítima, que se desloca pelo Oceano Atlântico, e não de trajetória continental, pelo interior do continente, o que costuma trazer ar mais gelado.
Onde vai ter mais chuva esta semana?
Uma vez que se trata de uma massa de ar de trajetória marítima e que não vai chegar ao Brasil com a mesma intensidade, o frio aqui não será tão intenso e o alcance da incursão fria será limitado.
O frio será sentido mais no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas, em particular, na Metade Sul gaúcha. Cidades da fronteira com o Uruguai, da Campanha e do Sul gaúcho como Quaraí, Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Arroio Grande, Canguçu, Morro Redondo, Piratini, Pedro Osório, e outras, devem sentir o maior impacto do ar frio com as menores temperaturas.
No Sul do estado, as madrugadas mais frias devem ser as desta quarta, quinta e sexta com marcas ao redor e abaixo de 5ºC em diversas localidades. Na Serra do Sudeste, nas áreas de Pedras Altas e Pinheiro Machado, alguns pontos podem ter marcas até perto de 0ºC. Na região de Pelotas e Rio Grande, as mínimas devem ficar em torno de 7ºC a 10ºC.
Nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul, nos Campos de Cima da Serra, onde os picos atingem 1000 metros de altitude ou mais, o que faz da região ser a mais fria do estado, o efeito do ar frio será reduzido porque haverá maior nebulosidade e até chance de precipitação em alguns pontos.
Em Porto Alegre e região metropolitana, o frio não terá nada de excepcional com marcas nas madrugadas de quinta e sexta próximas do que é comum nesta época do ano, que devem ficar entre 10ºC e 13ºC.
No Paraná, em Curitiba, a influência do ar frio na costa deixará os dias com temperatura mais baixa na segunda metade da semana. Com muitas nuvens e períodos de chuva e garoa, as mínimas não caem muito, mas as máximas durante o dia diminuem bastante.
A tarde de quinta pode ter marcas de 14ºC a 15ºC. Em São Paulo, a influência do ar frio também será limitada e vai se dar em pontos perto da costa.
Tal como em Curitiba, a cidade de São Paulo não deve ter mínimas baixas. O que vai ocorrer serão máximas menores com tardes ao redor de 20ºC ou menos durante esta segunda metade da semana, com maior nebulosidade e períodos de garoa e chuva.
No Rio de Janeiro, refresca no final da semana com possibilidade de chuva na capital fluminense no final da sexta e durante o sábado. As tardes de sexta e do sábado devem ter máximas mais baixas.
FRIO TRARÁ GEADA
Uma vez que se tratará de uma massa de ar de frio de trajetória marítima, não forte e ainda com alcance limitado, obviamente não haverá formação de geada ampla no Sul do Brasil durante os próximos dias.
Os mapas a seguir mostram a tendência de probabilidade de geada no Sul do Brasil para as madrugadas de quarta, quinta e sexta, de acordo com a mais recente saída do modelo meteorológico canadense.
A probabilidade maior é de gear no Sul do Rio Grande do Sul, em especial na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do Sudeste, onde estão as maiores elevações do Sul gaúcho.
(Com METSUL)