ESPECIAIS 3t553
Operação desarticula criadouro clandestino de animais exóticos 26d5a

Em uma operação conjunta realizada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal, um criadouro clandestino animais, de répteis no município de Santa Luzia (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi desmantelado. Ocorrida em 8 de maio, a ação foi resultado de uma investigação iniciada a partir de publicações em redes sociais que indicavam comércio irregular de animais silvestres.
Durante a operação, foram apreendidas diversas espécies de animais de espécies exóticas e nativas mantidas ilegalmente em uma residência. Dentre os espécimes, havia dez répteis: uma serpente píton (Python regius), oito cobras-do-milho (Pantherophis guttatus), ambas espécies exóticas, e um tigre-d’água (Trachemys dorbigni), espécie brasileira.
Segundo os agentes do Ibama, os animais estavam alojados de forma irregular, sem qualquer tipo de licença ambiental ou registro legal que autorizasse sua criação ou comercialização. E foram imediatamente encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-MG), onde arão por avaliação veterinária e por cuidados adequados até que possam ser realocados de forma segura.
O responsável pelo criadouro foi detido e conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Belo Horizonte, onde responderá por crimes contra a fauna, conforme estabelece a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Ele também foi autuado com duas multas que totalizam R$ 4,3 mil.
Além do risco ecológico, o tráfico de animais silvestres alimenta uma rede criminosa que explora a fauna para atender ao mercado de pets ilegais e colecionadores particulares, muitas vezes em ambientes sem condições mínimas de bem-estar animal. Com essa operação, as autoridades ambientais e policiais reforçam o compromisso do Estado brasileiro na repressão ao tráfico de fauna e na proteção da biodiversidade nativa.
(Da Assessoria Ibama)