ESPECIAIS 3t553

Os patos ficaram azuis, e agora? 2h4u8

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Um acidente envolvendo uma carreta carregada com dois mil litros de corante transformou o cenário. Ao colidir com um poste na rua, parte da carga vazou, escorrendo para o Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP). A água do córrego ficou tingida de azul, e alguns patos e gansos que vivem na área ficaram com as penas coloridas.

O corante, usado para tingir embalagens como caixas de ovos, tem um cheiro forte e pode ser tóxico. Segundo informações, o motorista do caminhão não estava dentro do veículo no momento do acidente, que aconteceu quando o caminhão desceu a rua e atingiu o poste.

Paraná cria Rede Integrada para Atendimento de Animais em Desastres

As equipes ambientais agiram rapidamente e retiraram as aves do córrego para evitar que elas fossem afetadas ainda mais. A Associação Mata Ciliar, que trabalha na conservação da biodiversidade e mantém parcerias com várias prefeituras da região, está procurando por capivaras que vivem na área, pois também podem ter entrado em contato com a substância.

A Cetesb realizou alguns testes na água do córrego e confirmou que, até o momento, não houve contaminação grave. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) iniciou o processo de diluição do corante que foi derramado no Córrego das Tulipas. Técnicos da agência ambiental do município também realizaram coletas em toda a abrangência do lago. O resultado apontou parâmetros normais.

Especialistas estão atentos às aves que ainda permanecem na área. Como o corante tem um odor forte e pode ser tóxico, a equipe está istrando carvão ativado, que ajuda a diminuir a toxicidade do produto. Além disso, as aves, entre elas patos e gansos, estão sendo submetidas a banhos de limpeza, que devem ser feitos duas a três vezes por dia durante uma semana, até que toda a cor do pigmento seja removida das penas.

Segundo a Cetesb, como o córrego deságua no Rio Jundiaí, a substância já chegou lá. Foram cerca de 2 mil litros de corante despejados na água. Com relação aos patos e gansos, não é esperado nenhum efeito maior do que apenas a tintura nas penas.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r