ESPECIAIS 3t553
Os patos ficaram azuis, e agora? 2h4u8

Um acidente envolvendo uma carreta carregada com dois mil litros de corante transformou o cenário. Ao colidir com um poste na rua, parte da carga vazou, escorrendo para o Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP). A água do córrego ficou tingida de azul, e alguns patos e gansos que vivem na área ficaram com as penas coloridas.
O corante, usado para tingir embalagens como caixas de ovos, tem um cheiro forte e pode ser tóxico. Segundo informações, o motorista do caminhão não estava dentro do veículo no momento do acidente, que aconteceu quando o caminhão desceu a rua e atingiu o poste.
Paraná cria Rede Integrada para Atendimento de Animais em Desastres
As equipes ambientais agiram rapidamente e retiraram as aves do córrego para evitar que elas fossem afetadas ainda mais. A Associação Mata Ciliar, que trabalha na conservação da biodiversidade e mantém parcerias com várias prefeituras da região, está procurando por capivaras que vivem na área, pois também podem ter entrado em contato com a substância.
A Cetesb realizou alguns testes na água do córrego e confirmou que, até o momento, não houve contaminação grave. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) iniciou o processo de diluição do corante que foi derramado no Córrego das Tulipas. Técnicos da agência ambiental do município também realizaram coletas em toda a abrangência do lago. O resultado apontou parâmetros normais.
Especialistas estão atentos às aves que ainda permanecem na área. Como o corante tem um odor forte e pode ser tóxico, a equipe está istrando carvão ativado, que ajuda a diminuir a toxicidade do produto. Além disso, as aves, entre elas patos e gansos, estão sendo submetidas a banhos de limpeza, que devem ser feitos duas a três vezes por dia durante uma semana, até que toda a cor do pigmento seja removida das penas.
Segundo a Cetesb, como o córrego deságua no Rio Jundiaí, a substância já chegou lá. Foram cerca de 2 mil litros de corante despejados na água. Com relação aos patos e gansos, não é esperado nenhum efeito maior do que apenas a tintura nas penas.