ESPECIAIS 3t553
Por falta de chuva município implanta rodízio de água 3k1x1s

Desde sexta-feira (02/05), o racionamento em Bagé (RS) será diário para toda a cidade, com 12 horas de interrupção no abastecimento de água. De março até agora, a medida estava sendo intercalada, com interrupção no abastecimento um dia para o setor 1 e outro dia para o setor 2.
O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) decidiu por aumentar a restrição de fornecimento de água diante da situação muito crítica das barragens. A Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, está com seu nível em 6 metros negativos. Já a barragem do Piraí está 4 metros abaixo do normal. O déficit hídrico do ano, devido à escassez de chuvas, já está em mais de 200 milímetros.
O Daeb ressalta que regiões mais afastadas, consideradas “pontas de rede”, podem ter menos horas de abastecimento, pois a água demora mais a chegar nestes locais.
ALÍVIO, SÓ NO FUTURO
Com 35% das obras concluídas, a Barragem de Arvorezinha, em Bagé (RS), avança como uma promessa de segurança hídrica para mais de 120 mil pessoas.
Em meio a uma situação severa por falta de chuva, o cronograma da obra atingiu a marca de 35,6% de execução. Projetada para solucionar os recorrentes problemas de abastecimento enfrentados por Bagé e municípios vizinhos, a Barragem de Arvorezinha terá papel estratégico no armazenamento e distribuição de água, especialmente em períodos de estiagem, que têm se tornado mais frequentes no Sul do país.
Capacidade de armazenar 18 milhões de metros cúbicos 4y6q1f
“Ela é fundamental. Nos últimos 20 anos, tivemos 11 anos com racionamento de água por falta de chuvas. Essa obra é importante porque resolve um problema histórico. Com sua capacidade de armazenamento de 18 milhões de metros cúbicos, vai garantir o abastecimento da população pelos próximos 50 anos”, declarou o prefeito, Luiz Fernando Mainardi.
A barragem terá capacidade de armazenamento de 18 milhões de metros cúbicos de água e formará um reservatório com área inundada estimada em 322 hectares.