ESPECIAIS 3t553

Por falta de chuva município implanta rodízio de água 3k1x1s

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Daeb

Desde sexta-feira (02/05), o racionamento em Bagé (RS) será diário para toda a cidade, com 12 horas de interrupção no abastecimento de água. De março até agora, a medida estava sendo intercalada, com interrupção no abastecimento um dia para o setor 1 e outro dia para o setor 2.

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) decidiu por aumentar a restrição de fornecimento de água diante da situação muito crítica das barragens. A Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, está com seu nível em 6 metros negativos. Já a barragem do Piraí está 4 metros abaixo do normal. O déficit hídrico do ano, devido à escassez de chuvas, já está em mais de 200 milímetros.

O Daeb ressalta que regiões mais afastadas, consideradas “pontas de rede”, podem ter menos horas de abastecimento, pois a água demora mais a chegar nestes locais.

ALÍVIO, SÓ NO FUTURO 

Com 35% das obras concluídas, a Barragem de Arvorezinha, em Bagé (RS), avança como uma promessa de segurança hídrica para mais de 120 mil pessoas.

Em meio a uma situação severa por falta de chuva, o cronograma da obra atingiu a marca de 35,6% de execução. Projetada para solucionar os recorrentes problemas de abastecimento enfrentados por Bagé e municípios vizinhos, a Barragem de Arvorezinha terá papel estratégico no armazenamento e distribuição de água, especialmente em períodos de estiagem, que têm se tornado mais frequentes no Sul do país.

Capacidade de armazenar 18 milhões de metros cúbicos 4y6q1f

“Ela é fundamental. Nos últimos 20 anos, tivemos 11 anos com racionamento de água por falta de chuvas. Essa obra é importante porque resolve um problema histórico. Com sua capacidade de armazenamento de 18 milhões de metros cúbicos, vai garantir o abastecimento da população pelos próximos 50 anos”, declarou o prefeito, Luiz Fernando Mainardi.

A barragem terá capacidade de armazenamento de 18 milhões de metros cúbicos de água e formará um reservatório com área inundada estimada em 322 hectares.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r