Imagem: Getty Images 672n66

Restrições à exportação de aves impostas após o anúncio de surto de gripe aviária no Brasil podem contribuir para a redução dos preços da carne de frango, oferecendo algum alívio — ainda que de curta duração — à inflação persistente de alimentos, dizem analistas.

O Brasil, maior exportador mundial de aves, vende cerca de um terço de sua carne de frango nos mercados internacionais, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O Rio Grande do Sul, onde o primeiro caso da doença em granja comercial foi identificado, foi responsável por cerca de 12% dos frangos abatidos no Brasil no ano ado, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Desinfecção da granja de Montenegro é concluída

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) incentivou nesta quarta-feira (21) o uso do zoneamento, método que concentra o controle de doenças nas regiões afetadas em vez de no país inteiro, para conter a disseminação da doença no Brasil e, ao mesmo tempo, manter o comércio.

Mas com dezenas de países suspendendo as importações de todo o frango brasileiro ou das criações do Rio Grande do Sul, exportadores estão se esforçando para redirecionar a produção.

Grandes produtores de aves, como a BRF e a JBS, provavelmente enfrentarão problemas de excesso de oferta no curto prazo que podem pressionar para baixo os preços domésticos, disseram analistas da corretora XP a clientes, dependendo da duração das restrições à exportação.

Parte das exportações brasileiras encontrará novos compradores estrangeiros, mas o mercado interno provavelmente absorverá mais oferta, disse José Carlos Hausknecht, sócio da consultoria MB Agro. “Seria efeito pequeno e de curto prazo”, disse ele. “Mas depois volta à normalidade.”

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, que inicialmente destacou a perspectiva de preços internos mais baixos com a entrada em vigor das proibições comerciais, desde então já relativizou a relevância desse impacto nos preços.

A inflação dos alimentos tem assombrado o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prejudicando suas chances de reeleição no próximo ano, com os preços ao consumidor medidos pelo IPCA subindo 5,5% nos 12 meses até abril.

Os preços dos alimentos, componente mais pesado da cesta de inflação, subiram 7,8% no período, com os preços de aves e ovos subindo 12,3%, segundo o IBGE.

André Braz, coordenador de índices de preços do FGV Ibre, afirmou que ainda é cedo para prever um impacto positivo na inflação, observando que as empresas avícolas também provavelmente reduzirão a produção se os preços internos caírem abaixo dos custos de produção.

Qualquer eventual impacto desinflacionário provavelmente será marginal, disse Adenauer Rockenmeyer, economista e coordenador do Fórum do Agronegócio do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP).

“E se não for contido esse foco e ele se alastrar para as demais granjas, vai ter abate enorme desses animais, afetando a oferta não só de frango como de ovos”, disse Rockenmeye, afirmando que tal cenário pressionaria a inflação para cima.

(Com Forbes Agro)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Share
Published by
Fernanda Toigo

Recent Posts 541

Projeto de lei busca beneficiar cooperativas 1s2k4u

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei…

maio 22, 2025

Estado descarta caso de gripe aviária em granja comercial 2g4g2d

O Estado do Tocantins descartou a ocorrência de influenza aviária de alta patogenicidade, conhecida como…

maio 22, 2025

FAEP critica ação protocolada no STF contra escolas especiais 5p5w5h

O Sistema FAEP manifesta repúdio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.758, protocolada no Supremo…

maio 22, 2025

Cotações Agropecuárias: Maior oferta interna de carne de frango provoca queda na carne de boi 76y5y

A ocorrência de gripe aviária em granja comercial no Brasil elevou a cautela dos operadores…

maio 22, 2025

Desinfecção da granja de Montenegro é concluída 2v5v3r

A granja de reprodução avícola de Montenegro, com caso confirmado de gripe aviária, entrará em…

maio 22, 2025

Melhoramento genético da raça Purunã eleva qualidade da carne 4b491x

A raça de gado de corte paranaense Purunã tem despertado, há algum tempo, o interesse…

maio 22, 2025

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais