Boletim Climático 7222v
Segunda metade de maio começa com calor fora de época 5bz4r
A segunda metade de maio tem início nesta sexta-feira com temperaturas acima dos valores médios históricos do clima desta época do ano em grande parte do Centro-Sul do Brasil e com calor fora de época em diversas localidades, conforme a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.
Uma massa de ar quente cobre neste momento as latitudes médias da América do Sul, favorecendo forte intensidade com chuva volumosa no Centro da Argentina e marcas nos termômetros muito acima da média de maio no Sul do Brasil.
Veranico em maio em boa parte do Centro-Sul
Ontem, as máximas no Rio Grande do Sul chegaram a 31,2ºC em Restinga Seca; 31,1ºC em Porto Xavier e São Paulo de Missões; e 30,6ºC em Santa Maria. Porto Alegre registrou 28,6ºC na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia situada no bairro Jardim Botânico.
Nesta sexta-feira, a temperatura segue alta para esta época do ano com máximas entre 27ºC e 30ºC, mas isoladamente superiores, na Grande Porto Alegre, nos vales, Centro, Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul. Marcas perto e ao redor de 30ºC são esperadas ainda no Oeste de Santa Catarina e no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná.
Máximas em torno e acima de 30ºC são previstas para o Oeste, Centro e o Norte do estado de São Paulo. O calor é ainda maior no Mato Grosso do Sul. Corumbá registrou temperatura máxima ontem de 33,4ºC. Hoje, novamente, várias cidades do estado devem ter marca à tarde nos termômetros entre 30ºC e 33ºC.
O calor aumenta neste fim de semana no Centro-Sul do Brasil com as maiores máximas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no interior do estado de São Paulo, onde em muitos municípios os termômetros marcam mais de 30ºC com possibilidade de máximas perto de 35ºC em algumas cidades.
A temperatura sobe também no Sul do Brasil neste fim de semana e o sábado deve ter máximas durante a tarde próximas e mesmo ao redor de 30ºC em pontos de Porto Alegre e da região metropolitana, prevendo-se marcas ainda mais altas nos vales.
No domingo, entretanto, se espera que a nebulosidade aumente e a atmosfera se instabilize no Rio Grande do Sul, o que vai impedir maior aquecimento na maioria das cidades gaúchas.
No Nordeste do estado, contudo, como a chuva tardará mais a chegar, o domingo pode ser de forte calor para maio entre os vales, a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte com máximas acima de 30ºC em diferentes municípios.
A segunda-feira e a terça da semana que vem devem ser muito quentes para o mês de maio em vários pontos do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com as máximas mais altas indicadas para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, interior e litoral de São Paulo e ainda parte do Rio de Janeiro.
VEJA AQUI A PREVISÃO DO TEMPO 5z556i
(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)